Banner Topo

Blog

  • Weverton Rocha destaca união de esforços no lançamento das obras da nova sede da Embrapa Maranhão

    Weverton Rocha destaca união de esforços no lançamento das obras da nova sede da Embrapa Maranhão

    O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.

    “Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.

    Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.

    “Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.

    Investimento
    O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.

    A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

  • Buriticupu: presidente da Câmara é acionada por improbidade administrativa

    Buriticupu: presidente da Câmara é acionada por improbidade administrativa

    A 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu ingressou, nesta quinta-feira, 18, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a presidente da Câmara de Vereadores, Vanusa Ibiapino Sousa Fernandes; a ex-secretária municipal de Educação, Salma Sousa Torres; e a servidora pública Kelly Ibiapino Sousa.

    Após recebimento de Denúncia pela Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão, a Promotoria apurou que Vanusa Ibiapino recebeu remuneração pública pelo cargo de professora, com carga horária de 40 horas semanais, sem comprovação do efetivo exercício das funções. Ao mesmo tempo, a servidora pública ocupava o cargo de vereadora e a função de presidente da Câmara Municipal de Buriticupu.

    De acordo com o promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, as investigações apontaram “ que os resumos de frequência de janeiro a outubro de 2025 apontavam 30 dias de presença em todos os meses, sem férias, licenças ou afastamentos, embora direção e servidoras da escola tenham afirmado que a servidora não compareceu à unidade durante o período, inexistindo diários de classe, planos de aula ou documentos pedagógicos comprobatórios.

    Já Kelly Ibiapino, irmã da vereadora, ocupava a função de Gestora Escolar Geral, participando da cadeia de controle e validação dos resumos mensais de frequência de Vanusa Ibiapino. A existência de documentos que atestam a presença integral em contraste com relatos colhidos e a falta de documentação pedagógica comprobatória revelaria, em tese, “atuação dolosa na manutenção de registros funcionais incompatíveis com a efetiva contraprestação laboral”.

    BUSCA ATIVA

    Já a então secretária municipal de Educação, Salma Torres, teria ajudado a manter a situação irregular ou formalizar a designação de Vanusa Ibiapino para a Busca Ativa Escolar. Na Secretaria Municipal de Educação, no entanto, embora houvesse folhas de ponto assinadas entre fevereiro e outubro de 2025, a coordenadora do serviço informou que a vereadora não compareceu para exercer suas funções entre fevereiro e setembro de 2025.

    A Plataforma Busca Ativa Escolar/Unicef também informou que o cadastramento de Vanusa Ibiapino só foi feito em 25 de novembro de 2025 e que, “mesmo após o cadastro, a servidora não alimentou o sistema, não inseriu dados, não cadastrou alertas, não realizou edições e não executou o fluxo operacional efetivo sob sua responsabilidade, permanecendo vinculada à plataforma de modo meramente nominal”.

    “A portaria teria contribuído para afastar questionamentos sobre a ausência da professora na unidade escolar e para viabilizar a continuidade do pagamento sem contraprestação comprovada”, explica, na Ação, Felipe Rotondo.

    PREJUÍZO

    Levantamento elaborado pela Assessoria Técnica do Ministério Público do Estado do Maranhão apontou que o prejuízo aos cofres municipais com o pagamento indevido de vencimentos a Vanusa Ibiapino Sousa Fernandes chegou a R$ 238.969,91.

    Uma Comissão Especial de Sindicância Administrativa reconheceu a ausência de comprovação regular de trabalho e apontou o ressarcimento parcial de R$ 63.761,70 ao erário. Para o autor da Ação, no entanto, embora o valor tenha relevância como reconhecimento administrativo mínimo, não limita a atuação do Ministério Público na busca da recomposição dos cofres públicos de acordo com o princípio da reparação integral.

    PEDIDOS

    Na Ação Civil Pública, o Ministério Público do Maranhão requer que a Justiça determine, em medida Liminar, a indisponibilidade dos bens das envolvidas até o valor de R$ 238.969,91, para assegurar a recomposição do erário.

    Além disso, ao final do processo foi pedida a condenação de Vanusa Ibiapino Sousa Fernandes, Salma Sousa Torres e Kelly Ibiapino Sousa por improbidade administrativa. Entre as penalidades previstas estão o ressarcimento integral dos danos, perda de valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, mesmo que por meio de empresa da qual sejam sócias majoritárias.

    CRIMINAL

    Além da Ação Civil Pública, na mesma data a 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu ingressou com uma Denúncia, na esfera penal, contra Ibiapino Sousa Fernandes, Salma Sousa Torres e Kelly Ibiapino Sousa.

    As três foram denunciadas pelos crimes de peculato-desvio em continuidade delitiva, cuja pena é de reclusão de dois a doze anos, mais multa, e falsidade ideológica, com pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa. Vanusa Ibiapino e Salma Torres também foram denunciadas por uso de documento ideologicamente falso.

    Redação: CCOM-MPMA

  • “É a realização de um grande sonho para Bacabal”, diz Roberto Costa durante autorização da construção da Maternidade Regional

    “É a realização de um grande sonho para Bacabal”, diz Roberto Costa durante autorização da construção da Maternidade Regional

    Bacabal viveu, na última sexta-feira (19), um momento histórico para a saúde pública com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Maternidade Regional de Alta Complexidade. A solenidade foi realizada na Avenida João Alberto, ao lado do IFMA, local onde a maternidade será construída, e reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além da população em geral. 
    O equipamento será uma Maternidade Porte II, com 150 leitos, e integra os investimentos do Novo PAC Saúde. O projeto representa um dos maiores aportes da história recente da saúde materno-infantil na região, com investimento total de R$ 153 milhões, sendo R$ 60 milhões destinados às obras e R$ 93 milhões à aquisição de equipamentos, além de contrapartidas do Governo do Maranhão e da Prefeitura de Bacabal.
    Durante a solenidade, o Secretário Adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, representante do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, destacou a dimensão da obra e seu impacto regional. “É uma das maiores obras do PAC Saúde, com orçamento direto de 153 milhões de reais. É a garantia do cuidado, prefeito, não só das mulheres de Bacabal, mas da região vizinha. De forma que nós entendemos pela nossa pactuação regional, iremos atender 2 milhões de habitantes, as gestantes no período do parto e pós-parto e quando precisar. Temos também ali uma estrutura de UTI neonatal e pediátrica.”
    A nova maternidade será referência em atendimento de média e alta complexidade para Bacabal e toda a região do Médio Mearim, alcançando também municípios das regionais de Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Zé Doca, somando cerca de 82 municípios e uma população estimada em aproximadamente 2 milhões de habitantes.
    O governador Carlos Brandão destacou a parceria entre os entes federativos e a importância estratégica do investimento para o Maranhão. “Uma das maiores maternidades do estado do Maranhão. É uma parceria do Governo Federal, através do presidente Lula, do Governo do Estado e do Governo Municipal. O Roberto nos doou este terreno aqui, que ele conseguiu com a UFMA. Essa maternidade será construída na Avenida João Alberto, ao lado do IFMA e vai atender mais de 2 milhões de pessoas.”
    A estrutura da unidade contará com atendimento humanizado e serviços de alta complexidade, incluindo urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, internação hospitalar, terapia intensiva, atendimento ambulatorial, banco de leite humano, salas de acolhimento para vítimas de violência, além de suítes para pré-parto, parto e pós-parto e centros de parto normal intra-hospitalares.
    O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, ressaltou o significado do momento para o município e para toda a região.
    “Para nós é a realização de um grande sonho da nossa cidade e da nossa região. Essa maternidade vai garantir a vida das nossas gestantes e todas as crianças que, em algum momento, precisarem de um tratamento de alta complexidade. Teremos UTIs garantidas para crianças, UTI materna garantida para as mães. E dessa forma, com nossa união com o presidente Lula e o governador Brandão, temos construído coisas importantes para nossa cidade e, acima de tudo, garantido saúde de qualidade para toda a nossa população”, disse o gestor. 
    A solenidade também contou com a entrega de 306 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), além da entrega de três motocicletas para mototaxistas e motofretistas, por meio do Programa Avança Maranhão, reforçando o conjunto de ações integradas de fortalecimento da saúde e da mobilidade no município.

    Fonte – FAMEM

  • Em Paço do Lumiar, Orleans reforça parceria com segmento evangélico

    Em Paço do Lumiar, Orleans reforça parceria com segmento evangélico

    O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

    Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

    Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

    “O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

    Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

    A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
    “Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

  • Projeto Órfãos do Feminicídio do MPMA avança no Prêmio Innovare 2026

    Projeto Órfãos do Feminicídio do MPMA avança no Prêmio Innovare 2026

    O projeto “Órfãos do Feminicídio: Sem Desamparo – Ministério Público garantindo direitos de quem ficou” foi selecionada para a segunda etapa da 23ª edição do Prêmio Innovare (2026), concorrendo na categoria Ministério Público. O prêmio tem como objetivo identificar e disseminar práticas bem-sucedidas da Justiça brasileira que contribuam para a modernização e eficiência.

    Os avaliadores do Prêmio estiveram na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na última terça-feira, 16, para conhecer detalhes da iniciativa, que tem como objetivo garantir proteção integral e direitos fundamentais para crianças e adolescentes que perderam suas mães em decorrência do feminicídio.

    Os consultores avaliadores do Prêmio Innovare, os advogados Rebeca Almeida, Danielle Tinoco e Marlon Augusto Costa entrevistaram os promotores de Justiça e autores do projeto: Sandro Carvalho Lobato de Carvalho, Gleudson Malheiros Guimarães e Sandra Fagundes Garcia. A promotora Linda Luz, da comarca de Pinheiro, também integrou a equipe, participando da entrevista por meio do Google Meet.

    A avaliação contou ainda com a presença de representantes institucionais fundamentais para a execução da iniciativa: a deputada estadual Daniella Jadão Meneses e a representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Juliana Barbosa.

    PROJETO

    De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPMA, Gleudson Malheiros, a prática inova ao deslocar o foco quase exclusivo do processo criminal contra o agressor para o amparo imediato aos sobreviventes, retirando as vítimas indiretas da invisibilidade, a partir da integração de ações entre os promotores de justiça.

    “O projeto tem permitido uma mudança na cultura institucional, na qual o processo criminal de feminicídio é visto também sob o olhar dos filhos da vítima, identificando órfãos e conectando providências por parte dos promotores de infância e juventude e de defesa da mulher”, destacou o promotor Gleudson Malheiros.

    PARCERIAS

    A iniciativa do MPMA provocou a criação e sanção da Lei Estadual nº 12.717/2025, em articulação com a deputada Daniella Menezes, que levou à instituição do Programa Maranhão Acolhedor do governo estadual para garantir a concessão de auxílio financeiro. “O valor corresponde a 1/2 salário mínimo por criança ou adolescente beneficiário, visando suprir as necessidades básicas” destacou a parlamentar. De dezembro de 2025 a junho de 2026, o programa já havia identificado e amparado 91 crianças e adolescentes em 32 municípios maranhenses.

    “Esta é uma ação integrada entre os Centros de Apoio e temos o apoio do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. A parceria com a Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual, INSS e Universidades vem permitindo um maior e efetivo alcance na transformação da vida dessas crianças”, ressaltou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher), Sandra Fagundes, que também destaca a participação ativa da coordenadora do Movimento Operativa Levante Feminista contra o Feminicídio – Maranhão, Silvia Leite.

    DESAFIOS

    De acordo com o promotor de justiça Sandro Lobato, a implementação de uma rede de proteção tão complexa esbarrou em desafios estruturais e burocráticos, que exigiram estratégias do MPMA. O primeiro grande obstáculo foi a ausência de dados sobre os órfãos pois, apesar dos dados existentes sobre crimes de feminicídio, não haviam informações sobre quantos e quem eram os órfãos.

    Outro desafio era a negativa administrativa por parte do INSS para a concessão da pensão especial prevista na Lei Federal nº 14.717/2023 e a ausência de previsão de pensão na legislação estadual original (Lei nº 11.723/2022), que trazia apenas diretrizes, mas não previa nenhum auxílio financeiro direto aos órfãos.

    Em relação à pensão federal, o Ministério Público estruturou parcerias com universidades — por meio de escritórios e clínicas-escolas — para ajuizar ações diretamente na Justiça Federal e garantir atendimento. “Com a nova dinâmica do projeto, inicia-se uma busca ativa para localização dos órfãos e o contato familiar simultâneo, assegurando o atendimento e o encaminhamento para a rede assistencial logo no início da apuração criminal, finalizou Sandro Lobato.

    Redação: CCOM-MPMA

  • No Polo Coroadinho, Orleans Brandão afirma que vai solucionar problemas do transporte público de São Luís

    No Polo Coroadinho, Orleans Brandão afirma que vai solucionar problemas do transporte público de São Luís

    O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de um encontro com moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, atendendo a convite do vereador Daniel Oliveira. O evento reuniu lideranças políticas, representantes comunitários e moradores da região para discutir demandas locais e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.

    Durante o encontro, Orleans destacou a parceria construída e ações realizadas na comunidade desde o período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Todos os dias, a gente está conversando para trazer ações para o Polo Coroadinho”, afirmou.

    O pré-candidato ressaltou ainda que o diálogo permanente com as lideranças locais permitiu identificar demandas importantes para os moradores do Polo Coroadinho e garantiu a execução de ações voltadas à comunidade.

    Entre os compromissos assumidos durante o encontro, Orleans destacou a necessidade de implantação de uma unidade do Viva Procon na região. Outro tema abordado foi a situação do transporte público da capital. Orleans afirmou que pretende buscar soluções para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade aos usuários do sistema. Se não resolverem, eu já estou estudando. Quando chegar lá eu resolvo o problema do transporte público de São Luís”, afirmou.

    Time unido
    “Faço parte de um time que vai caminhar ao seu lado. Um time que terá o próximo governador do Estado para fazer a diferença aqui. Nós vamos caminhar juntos, de mãos dadas, para trazer as melhorias que essa região precisa”, afirmou o deputado estadual Glalbert Cutrim, também presente no evento.

    Já o vereador Daniel Oliveira ressaltou o apoio recebido de Orleans nos últimos anos para atender demandas da comunidade. “Orleans pode contar comigo, porque eu honro quem me honra. Foi ele quem nos apoiou para atender as demandas da nossa comunidade quando outros fecharam as portas”, declarou.

    Moradores que participaram do encontro também avaliaram positivamente a oportunidade de acompanhar de perto as propostas apresentadas. A professora Antônia Costa, moradora da região há mais de 50 anos, afirmou que foi a primeira vez que ouviu Orleans pessoalmente. “A fala dele demonstrou capacidade de governar o estado, foi muito gratificante”, disse.

    A moradora Simone também destacou a impressão deixada pelo encontro. “Gostei do que ouvi, ele me passou confiança”, afirmou.

    Ao final do evento, Orleans agradeceu a recepção dos moradores e reafirmou o compromisso de continuar dialogando com as comunidades para construir soluções voltadas às necessidades da população.

  • Arraial da Assembleia: evento enaltece a cultura popular maranhense

    Arraial da Assembleia: evento enaltece a cultura popular maranhense

    Agência Assembleia / MA

    A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) abriu, nesta quinta-feira (18), as portas para o São João 2026 com uma programação alto astral contemplando o que há de melhor nas festividades juninas. Até o próximo domingo (21), o espaço estruturado na área de estacionamento da Casa do Povo servirá de cenário para apresentações de diversos grupos folclóricos, entre bumba meu boi, danças portuguesas, quadrilhas, grupos de cacuriá e outras variadas manifestações em uma contagiante festança em homenagem à cultura popular.

    A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (MDB), foi quem deu as boas-vindas aos presentes, desejando dias de festa com muita alegria, entusiasmo e, principalmente, enaltecimento a diversidade da cultura popular. “Nosso arraial é seguro, tranquilo e recheado de muita coisa para se ver e fazer. Acima de tudo, é um ambiente super agradável e acessível a todas as famílias”, disse a parlamentar.

    Grande incentivadora da cultura maranhense, a deputada destacou o apoio recebido dos demais parlamentares e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que não tem medido esforços para proporcionar aos maranhenses o melhor São João do Brasil.

    “O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.

    Iracema Vale frisou, também, que o arraial é um momento de confraternização com o povo do Maranhão. “Estamos de portas abertas para quem quiser vir aproveitar esta grande festa popular”.

    O Arraial da Assembleia já é um evento bastante esperado, tendo em vista o sucesso das edições anteriores. Por essa razão, há grande expectativa pelo evento. “As minhas expectativas são boas. Eu vim no ano passado e gostei muito. Este ano, quando soube que iria acontecer, já me animei e estou aqui. Gosto muito de festa junina, então estou aqui para curtir e me divertir, porque nosso Maranhão é lindo”, ressaltou a técnica de enfermagem Sílvia Maria Gomes.

    Estrutura

    O Arraial da Assembleia reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais, que fazem do São João do Maranhão um dos mais reconhecidos do Brasil.

    A programação da festança na Casa do Povo começa às 17h30 e tem entrada gratuita ao longo das quatro noites de apresentações. É uma grande celebração da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo foi preparado para oferecer conforto e diversão a todos que prestigiarem a programação.

    O público tem à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque para espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial de inclusão e acessibilidade é a instalação de rampas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Há, ainda, mesas e cadeiras nas áreas das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

    A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMA), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem se dirige ao arraial tem à disposição estacionamento no Multicenter Sebrae, com translado gratuito até o local da festa, garantindo mais comodidade aos visitantes.

    Mesmo quem não pode comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia pode acompanhar tudo o que acontece no espaço junino, pois toda a programação é transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 9.2), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), além do YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também há cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmite a programação, com equipe mobilizada para levar o arraial à população.

  • Orleans Brandão participa de reunião estratégica com pré-candidatos do MDB

    Orleans Brandão participa de reunião estratégica com pré-candidatos do MDB

    O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

    Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

    Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

    “Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

    O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

  • Arraial da Assembleia começa nesta quinta e segue até o dia 21 de junho

    Arraial da Assembleia começa nesta quinta e segue até o dia 21 de junho

    Agência Assembleia

    Uma das mais aguardadas programações do São João 2026 já tem data para acontecer. De 18 a 21 de junho, o estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no Cohafuma, em São Luís, será palco do que tem de melhor na cultura popular maranhense, o tradicional Arraial da Assembleia. O espaço,  neste ano, reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais que fazem com que o São João do Maranhão seja um dos mais reconhecidos de todo o Brasil.

    A programação do arraial da Casa do Povo começa às 17h30 e terá entrada gratuita ao longo dos quatro dias de apresentações. Será uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo está sendo preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações.

    “O Arraial da Assembleia é mais do que uma celebração junina, é um espaço de valorização da nossa identidade, das nossas raízes e da riqueza da cultura popular maranhense. A expectativa é de mais uma grande festa, reunindo famílias, artistas e brincantes em um ambiente de alegria, tradição e pertencimento. Preparamos uma programação especial, com destaque para manifestações que representam a alma do Maranhão, como o bumba meu boi, o tambor de crioula, as quadrilhas e outras expressões que mantêm viva a nossa história. É a Assembleia abrindo as portas para o povo e reafirmando o compromisso com a preservação da nossa cultura”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB).

    Programação

    O Arraial da Assembleia já é esperado por toda a população em virtude, principalmente, da sua programação que reúne o melhor do São João do Maranhão em sua diversidade de cores e sotaques. Durante os quatro dias de festança junina, sempre a partir das 17h30, o público terá a oportunidade de conferir as primeiras atrações no palco, e a festança seguirá ao longo de toda a noite.

    Na quinta-feira (18), primeiro dia do arraial, o destaque ficará por conta das apresentações do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá e Boi de Morros. Na sexta-feira (19), o público terá a oportunidade de conferir o Cacuriá do Jhon, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo, Boi de Maracanã e diversas outras apresentações. No sábado (20), será a vez do Boi da Floresta, Boi da Madre Deus e do tradicional Boi da Maioba. E no domingo (21), último dia de apresentações, a festança será comandada pelo Coco Pirinã, Boi Encanto da Ilha, Boi de Matinha e diversos outros.

    Estrutura

    O público terá à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque aos espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial, que garante inclusão e acessibilidade, será a instalação de rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade. Haverá, ainda, mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

    A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem for ao arraial, terá à sua disposição o estacionamento no Multicenter Sebrae, com transporte gratuito até o local da festa, o que garante comodidade para quem deseja curtir o arraial sem preocupação. 

    Este ano, segundo a organização, serão 15 barracas, a maioria ligada a entidades filantrópicas que comercializarão comida e bebida, além dos carrinhos do Mais Renda, estandes de artesanato e vendedores ambulantes.

    Transmissão

    Mesmo quem não puder comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia poderá acompanhar tudo o que vai acontecer no espaço junino. Isso porque toda a festança será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309), YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também haverá cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmitirá a programação diariamente, com uma equipe totalmente mobilizada para levar o melhor do arraial até a população.

    Na agência de notícias (https://www.al.ma.leg.br/sitealema/), estarão disponíveis material informativo – texto e fotos – produzidos por jornalistas e fotógrafos, tudo ao alcance da mão, já que pode ser acessado por meio de computadores, celulares e tablets. Pelo site também é possível acessar todos os canais de comunicação da Casa, bem como as redes sociais e canal digital da Alema.

    Programação

    Quinta-feira — 18 de junho

    17h30 — Forró Pé de Serra (Raimundinho)

    18h — Quadrilha Juventude do Sertão

    18h30 — Boi Valente da Ilha

    19h — Boi D’Itaparí

    19h30 — Dança Portuguesa Vira Luzitanos

    20h15 — Boi de Nina Rodrigues

    21h10 — Companhia Vem BB

    22h — Boi de Upaon-Açu

    23h — Boi de Axixá

    00h — Boi da Pindoba

    01h — Boi de Morros

    Sexta-feira — 19 de junho

    17h30 — Cofo de Sotaques

    18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa

    18h30 — Boi Mirantes da Ilha

    19h10 — Companhia Encantar

    20h — Quadrilha Alegria Caipira

    20h30 — Boi Estrela da Cohab

    21h15 — Boi Tamarineiro

    22h — Cacuriá do Jhon

    23h — Boi da Lua

    00h — Boizinho Barrica

    01h — Boi Pirilampo

    01h45 — Boi de Maracanã

    Sábado — 20 de junho

    17h30 — Paula Nordestina

    18h — Quadrilha Flor do Amor

    18h30 — Boi da Floresta

    19h — Bumba Meu Boi Melodia

    19h30 — Quadrilha Rosas Juninas

    20h — Dança Country Coração de Peão

    20h20 — Boi Estrela dos Lençóis

    21h40 — Cacuriá Vila Goreth

    22h — Boi da Madre Deus

    22h45 — Novilho dos Lençóis

    23h45 — Boi de Sonhos

    00h45 — Boi Lendas e Magia

    1h30 — Boi da Maioba

    Domingo — 21 de junho

    17h30 — Renan Soeiro

    18h — Quadrilha Junina Dançando ao Luar

    18h30 — Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra

    19h — Boi Revelação de São Marçal

    19h30 — Coco Pirinã

    20h — Boi Pérola dos Lençóis

    21h — Boi Encanto do São Cristóvão

    22h45 — Boi Encanto da Ilha

    23h30 — Boi de São Simão

    00h30 — Boi de Matinha

  • Escola de Música do Bom Menino das Mercês é entregue após reforma

    Escola de Música do Bom Menino das Mercês é entregue após reforma

    O Governo do Estado do Maranhão reformou e entregou, nesta terça-feira (16), a tradicional Escola de Música do Bom Menino das Mercês, no bairro Desterro, no Centro Histórico de São Luís. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, do ex-presidente José Sarney, de autoridades estaduais, representantes da instituição, professores, alunos e comunidade.

    Durante a cerimônia, Brandão garantiu não só o custeio das atividades musicais, como anunciou novos investimentos para expandir o ensino para outros municípios maranhenses, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

    “A gente vai investir cerca de R$ 1,5 milhão por ano para garantir que a escola permaneça viva e, além disso, estamos expandindo a atuação. Hoje, além da reforma, anunciamos a expansão para quatro municípios da Região Munim. A nossa intenção é levar esse legado do presidente José Sarney adiante, fortalecendo, através da música, a cidadania das pessoas, resgatando talentos que, muitas vezes, precisam de oportunidades”, pontuou o governador.

    O ex-presidente José Sarney relembrou a trajetória do projeto que já impactou milhares de famílias da capital maranhense. “Já passaram por aqui cerca de 15 mil estudantes ao longo dos mais de 30 anos de existência. Agora, graças ao governador Brandão, a escola está incorporada à Fundação da Memória Republicana Brasileira, que foi transformada em autarquia pela governadora Roseana Sarney. Foram anos de doações minhas e de amigos para que a banda não morresse. Graças a todas as providências, temos essa expressão da cultura e crianças que transformam o conhecimento em profissão”.

    O presidente da FMRB, Kécio Rabelo, celebrou a parceria com a gestão estadual. “Não são apenas espaços novos, climatizados e organizados, com mobiliário e equipamentos. Mas, sobretudo, a garantia de que o trabalho não vai parar. A escola de música é o projeto social mais exitoso do Governo do Estado. Com muita sensibilidade, o governador Carlos Brandão determinou não só a reforma, como o custeio e expansão do projeto que, sem dúvida, emancipa as pessoas pela disciplina e música”, afirmou.

    Há mais de 30 anos, a escola atua na formação musical e na inclusão social de crianças e adolescentes maranhenses. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) que modernizou os espaços pedagógicos, administrativos e de convivência da unidade.

    A unidade reformada dispõe de oito salas de aula destinadas ao ensino musical, auditório, salas administrativas, espaços de apoio pedagógico, cozinha, copa/lanchonete, almoxarifado e banheiros. As intervenções contemplaram a revitalização e adequação da estrutura física, garantindo mais conforto, segurança e funcionalidade para alunos, professores e colaboradores.

    Para a direção da instituição, a nova estrutura representa um avanço importante para dar mais conforto durante as aulas. “Essa reforma é importantíssima e, mais uma vez, mostra o prestígio que a escola tem junto à sociedade pelo bom trabalho prestado na formação dos cidadãos. A reforma vem a acrescentar no convívio dos alunos e o sentimento é de alegria”, disse o diretor Raimundo Nonato Quintiliano.

    Legado histórico

    Fundada em 1993, a Escola de Música do Bom Menino das Mercês é reconhecida pelo trabalho desenvolvido na formação artística de jovens e pela tradição da Banda do Bom Menino das Mercês, referência cultural no Maranhão.

    Para João Lucas Melo, de 14 anos, que toca clarinete na banda de elite, a reforma tem significado mais do que especial. “É muito gratificante. A escola ajudou muito, em várias partes da minha vida, inclusive, na educação. Quero só agradecer, porque a escola faz de tudo para nos dar uma educação certa e nos guiar da forma correta”.

    “Eu me sinto muito feliz. A Escola de Música do Bom Menino trouxe um sentimento diferente, ensinou muita coisa aos meus amigos e a mim. É muito bom que ela tenha voltado. Ninguém pode perder a oportunidade de estudar numa escola dessas”, relatou Isabella Aguiar, de 12 anos, que estuda lá há 4 anos.

    Novas unidades

    Na oportunidade, foi anunciada a implantação de novas unidades da Escola de Música nos municípios de Axixá, Morros, Icatu e Rosário. A iniciativa representa um importante avanço na democratização do acesso à formação musical e ao fortalecimento da cultura no estado.

    O projeto é resultado de uma parceria entre os municípios contemplados, o Governo do Estado, a Fundação da Memória Republicana Brasileira e a Secretaria de Estado Extraordinária do Gabinete do Governador para Expansão de Programas e Projetos Estratégicos.

    A iniciativa contempla também a doação de equipamentos aos municípios pela Fundação da Memória Republicana Brasileira, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

    Cada turma será composta por 12 alunos, em caráter misto, com foco tanto na formação de estudantes quanto na capacitação de novos docentes para atuação nas próprias localidades, assegurando a continuidade do projeto.

    Essa ação reforça o compromisso conjunto com a promoção da educação, da cultura e da valorização dos talentos locais, ampliando oportunidades para crianças, jovens e toda a comunidade.

    Fonte – Governo do Maranhão